quarta-feira, 12 de outubro de 2016

"Vantagens e desvantagens em ser um autor independente"



Vantagens e desvantagens de ser um autor independente


Olá galerinha, como estão? Faz tempo que não escrevo nada no blog, mas não é de propósito. Minha vida está muito corrida e raramente estou tendo tempo para escrever. Enfim, nessas últimas semanas eu andei pensando bastante sobre como é ser um autor independente e consegui chegar a algumas conclusões bem precisas e resolvi compartilhar com vocês.
* Vantagens *
1. A liberdade
Um dos pontos positivos sobre ser autor independente é o fato de poder mudar, retirar, ou acrescentar algum conteúdo no seu livro no momento em que desejar. Por exemplo, quando comecei o processo de criação da minha capa, milhares de ideias vieram a minha cabeça até chegar no resultado final. Porém, quando a capa ficou pronta, vi que ela ainda não estava do jeito que eu queria e resolvi mudar algumas coisas. E assim também fiz com outros conteúdos do livro. Eu tenho total liberdade de ir no site da plataforma de auto-publicação onde publiquei meu livro e mudar, por exemplo, o valor dele ou a capa ou até mesmo alguma parte do texto. Eu não tenho uma editora me cobrando e nem me exigindo nada. Eu faço o que eu quiser com meu livro e na hora que quiser.
2. Avaliação do original
Essa parte é bem legal. Quando você publica um livro de maneira independente, você não precisa se importar se uma editora vai gostar ou não da sua obra. Até porque, eu acho isso uma parte bem desagradável, pois o conteúdo pode não ser bom pra editora, mas pode ser bom para centenas de leitores. Uma outra coisa também é que a maioria das editoras preferem apostar apenas em escritores já consagrados e não dando espaço para nós. No entanto, tomem cuidado! Também não é por isso que iremos publicar qualquer coisa. Peça sempre a avaliação de pessoas próximas.
3. Lucro
Publicando de forma tradicional, as editoras provavelmente irão lhe dizer que seus lucros em cima de cada venda é de x. Já na publicação independente, o autor tem total direito de ganhar bastante dinheiro (se ele se esforçar bastante), pois ele próprio define qual será sua margem de lucros.
* Desvantagens *
1. Amparo da editora
Bom galera, mas tudo na vida tem seu lado ruim também. Este é um ponto bem crucial a ser tratado. Isso porque é a mais pura verdade. Publicando de forma independente, você não vai ter nenhuma editora te dando apoio. “Ah, quero lançar meu livro na Bienal x”. Beleza, você pode lançar, mas quem vai bancar tudo é você. Apenas você! Você quem terá que correr atrás de tudo. E sabe o evento de lançamento? Pois é, você também vai ter que se virar sozinho se quiser fazer porque você não terá nenhuma editora de dando apoio. Em outras palavras, você estará completamente sozinho.
2. Processo
Haha, lá vem mais bomba. Também é você que terá que se preocupar com a capa, com a diagramação, com a revisão e todo o resto. Você quem terá que correr atrás de bons profissionais e pagar para que eles façam o serviço. Mas se for levar em conta o preço que a maioria das editoras cobram para publicar seu livro… talvez não será tão prejuizo assim.

Então, eis a pergunta: autor independente ou tradicional? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário