domingo, 28 de agosto de 2016

"Vamos incentivar a literatura nacional"








Esse post não terá imagem, sabe por que? Porque quero que vocês reflitam sobre o que irei falar hoje. 
Primeiro, eu vou falar um pouco da minha jornada até me tornar um escritor (pra quem não sabe, eu sou escritor). Comecei a escrever aos 16 anos. Foi logo depois que inicie a leitura. Pensei comigo mesmo: "quero escrever um livro também. Quero criar meus próprios personagens, meu próprio mundo". Então eu comecei. No começo, só saia porcaria. Era estranho, porque na minha mente eu tinha uma história perfeita, mas quando ia colocar no papel (no meu caso no Word) só saia lixo. Então eu pensei em desistir. "Eu nunca vou ser um escritor como eles", cheguei a pensar e ainda penso, na verdade. Mas escrever pra mim não era só uma questão de querer ser famoso e ganhar dinheiro (graças a Deus, porque quem pensa assim, geralmente não vai muito longe), mas sim, de amor. Eu amo escrever. Eu escrevo no diário. Escrevo livros. Escrevo pensamentos que me veem a cabeça. Escrevo qualquer coisa. 
Mas então, Matheus, porque você ta falando isso? Ninguém quer saber da sua vida. Acredito que devem estar pensando assim. 
Porque eu também não era um incentivador da literatura nacional. "Livros nacionais são uma bosta", já cheguei a pensar. Mas depois que virei escritor, isso mudou. E sabe por que mudou? Porque eu sei que muitas pessoas não vão querer meu livro justamente por ser de um escritor nacional e isso dói. Eu escrevo com amor, com carinho e quero que todos possam ler minhas histórias, mesmo que alguns não gostem, mas leiam. 
Escritores nacionais tem muita história boa pra contar, acreditem nisso! Somos tão criativos quanto os escritores estrangeiros. Eles não são melhor do que nós e jamais serão. A diferença é que eles tem mais oportunidades que nós. Isso é um fato. Mas não podemos deixar isso nos desmotivar. Pelo contrário, temos que mostrar pra eles que, mesmo sem tantas oportunidades, não desistimos. 
Eu participo de um grupo no Facebook chamado "Sociedade Secreta dos Escritores". Todo dia alguém posta alguma coisa boa lá. Tem muitos autores determinados a mostrar sua história pro mundo e eu admiro muito vocês por isso. Vocês são corajosos. 
Querem uma dica minha? Não? Mas eu vou dar mesmo assim: leiam mais livros nacionais. Leiam os livros dos seus amigos escritores. Comprem o livros dos seus amigos ao invés de só comprar os dos autores estrangeiros. Vamos incentivar os nossos amigos. Eles precisam desse incentivo. Eu preciso desse incentivo! 
Se vocês querem que comprem os seus livros, primeiro você precisa comprar o livros dos seus amigos. É matemática simples! 

Por hoje é só isso. Não vou me estender no assunto porque senão perde a magia, haha! 
Abração pra vocês! 
Espero que gostem! 

2 comentários:

  1. Amei.Assim como você, passei a valorizar mais os nacionais depois de também passar a escrever. Quanto tempo perdido! Temos escritores tão maravilhosos e criativos no Brasil... E não vamos desistir de melhorar esse país através da literatura, de levar a outros nossa mensagem, nossos mundos peculiares, nosso eu. Parabéns pelo artigo, Matheus. E não importa quão difícil seja, nunca desista desse sonho. Escrever é preciso para um escritor de alma tanto quanto respirar...

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Bruna! Parabéns por sua coragem. Na verdade, parabéns pra gente, né! Porque escrever é algo solitário.

    ResponderExcluir