sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Resenha - As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbowsky

As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbowsky
Editora ROCCO, 2007
Por Thays Garcia

Olá pessoinhas, hoje venho com a resenha de um livro maravilhoso e muito tocante, um dos meus favoritos.


A cada página do livro me apaixonava pela história e pela complexidade e drama de cada personagem. O autor faz com que você realmente consiga entrar na história e sentir o que Charlie 
sente.
O livro se passa no início dos anos noventa e é todo composto por cartas escritas pelo personagem principal. O livro aborda alguns temas um tanto polêmicos, como o homossexualismo, drogas, álcool, pedofilia e estupro.
O livro conta história de Charlie, um garoto com problemas emocionais que encontra como saída para entender ser sentimentos, compartilhá-los com um total desconhecido por meio de cartas nas quais ele é completamente honesto sobre as coisas que acontecem em seu dia a dia.
Charlie começa a escrever as cartas em sua primeira semana no ensino médio, quando se sente sozinho depois de passar um tempo em um hospital após o suicídio de seu melhor amigo.
As outras pessoas acham Charlie estranho, e as que não praticam bullying com ele, simplesmente não se aproximam, o que faz com que seu único amigo seja seu professor de inglês, que ao enxergar seu potencial, compartilha livros com o garoto.
É no meio de toda essa solidão e sentimentos confusos que Charlie conhece Sam e Patrick, que são alunos mais velhos e um tanto deslocados. Os dois acabam levando Charlie para seu mundo, incluindo-o em suas atividades costumeiras e a seu grupo de amigos.
Com eles Charlie finalmente se sente aceito, parte de alguma coisa.  Mas isso não basta para que os sentimentos de confusos de Charlie desapareçam. Ao longo do livro ele passa por muitos conflitos internos que acabam fazendo com que ele tenha pensamentos ainda mais ruins relacionados há um grande trauma do passado que acabam fazendo com que tudo fique ainda mais confuso e chegue a um desfecho surpreendente.
As Vantagens de Ser Invisível é um livro muito delicado e verdadeiro. A história de Charlie é ao mesmo tempo triste e cativante. É um livro com um desfecho um tanto perturbador, mas muito tocante.
É um livro acima de tudo sobre aceitação, amadurecimento e amizade.
Encerro essa resenha com um dos meus trechos favoritos do Livro:

“Então, acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde vamos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas. ” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário