terça-feira, 6 de setembro de 2016

"As dificuldades que os escritores nacionais enfrentam e como não deixar isso tirar a vontade de escrever"





Oi galerinha, tudo bem? Espero que sim!
Hoje venho falar de um assunto que muito tenho visto em blogs vizinhos e em páginas no Facebook e até mesmo que eu já me perguntei. 
As dificuldades que escritores nacionais (como eu) enfrentam na hora de encontrar uma editora para finalmente conseguir publicar seu livro. E também, pretendo dar algumas dicas de como não deixar isso te abalar (e acho que essas dicas serão validas até para mim mesmo). 
Nós amamos ler, certo?! Mas a maioria dos livros que lemos são de escritores estrangeiros. Já se perguntaram o porquê disso? A questão é que o escritores nacionais tem bem mais espaço do que nós. Isso é um fato inegável. Mas por que? Talvez nós mesmos tenhamos uma grande parcela de culpa. Como assim, Matheus? Ué, não é verdade que na hora de comprar um livro você prefira os estrangeiros? Confesso que até eu prefiro e é aí que está o nosso erro. Nós mesmos desvalorizamos os livros de nossos amigos só porque é livro nacional. "Livro nacional é horrível", já escutei alguns falaram (e tenho vergonha de admitir que eu já fui em desses). "Eu é que não vou gastar meu dinheiro comprando livros nacionais". Ta vendo? Olha o grande erro que cometemos. O problema é que só nos damos conta disso quando publicamos o nosso próprio livros e vemos as pessoas falarem isso pra gente. Dói muito, né?! Então, essa é a primeira dica que dou hoje. Na próxima vez que forem comprar um livro (e eu espero que seja logo porque ler é muito bom) prefiram livros nacionais. Mas, vejam bem, não estou dizendo que não vão mais comprar livros estrangeiro. Não, não é isso. Só estou dizendo que olhem mais para os livros de nossos corajosos escritores nacionais. 

Agora vamos as dificuldades. Estamos lá, escrevendo no maior gás. Então terminamos. Criamos a nossa própria história. Queremos que todos possam lê-la. Mas para isso, precisamos de uma editora e é aí que entra o grande problema. A maioria das editoras cobram um valor absurdo de nós dizendo que é para ajuda de custo. Cada uma da uma história diferente. Mas no fim, temos um denominador comum: o dinheiro. Valores como 1000 até quase 3000 nos são cobrados. A maioria de nós não tem condições de pagar isso e então, nossa obra fica jogada as traças e alguns escritores até acabam desistindo de escrever. E ainda pior do que é isso é o fato de que, além de cobrarem esse valor, algumas editoras fazem um serviço (desculpem a palavra) porco. O livros ficam com uma péssima revisão. Diagramação... 
Mas se acalmem. Isso não é o fim do mundo. Ainda existem editoras que cobram um valor que cabe no nosso bolso e conseguem fazer um serviço bem feito. Editoras como: Arwen e Selo-Jovem, oferecem um bom serviço. E,hoje ainda podemos contar com algumas editoras que fazem o serviço de auto-publicação. Essas editoras não nos cobram nada pelos serviços, porém a Capa, Revisão, Diagramação e os outros serviços são por nossa conta. Mas um conselho meu: prefiram as editoras normais. Ser um autor independente é bom por um lado, mas existem diversos aspectos ruins de ser um autor assim. Você perde uma série de benefícios. As vezes, você acaba gastando mais do que ganha. Então, quando terminarem as suas obras, tomem cuidado! 

Mas ainda tem mais. Quando seu livro finalmente sair da gráfica, ainda irão ter muito trabalho pela frente. Vocês terão que ajuda na divulgação do seu livro. Vocês terão que falar do seu livro até para os anjos. Ser escritor é bom, mas também é trabalhoso. Vocês terão que estar preparado para enfrentar as muitas críticas. Terão que enfrentar os holofotes. Terão que dar entrevistas e muito mais. Não é só escrever e depois que o livro sair da gráfica, ficar coçando o saco. A editora tem o trabalho dela e você tem o seu, e o seu trabalho e ainda mais árduo do que o da editora. 
Mas fiquem calmos, não estou tentando desencorajar vocês (até porque eu também sou escritor e não gostaria que ninguém me desencoraja-se), mas quero que saiba que se quiserem mesmo seguir por esse caminho sombrio e solitário, terão muito trabalho pela frente (muito mesmo!). 


Por hoje é só isso! Desde já gostaria de agradecer a todos que estão me acompanhando desde que o blog começou. Se tiverem alguma pergunta ou comentário, pode deixar no post do blog que eu vou responder o mais rápido que puder. 
Adoro vocês! 
Até a próxima! 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário